Pages

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Aluno usando Tecnologia Assistiva

Relatório das atividades do aluno usando Tecnologia Assistiva
Professor-cursista: Beatriz Boldrini Dutra

1. Aluno: O aluno E. M. R. tem 10 anos e está no 2º ano do de uma escola pública. Frequenta a Sala de Recursos da escola no turno contrário. É uma criança tímida, quieta, mas curiosa e disposta a participar das atividades propostas. Apresenta dificuldades de aprendizagem relacionadas à leitura, a escrita e raciocínio lógico. Não reconhece algumas letras.

2. Descrição da atividade planejada pelo professor [proposta, intenção, dinâmica...]
O aluno explorou o Teclado Virtual Livre e algumas funções. Como é uma criança que não tem problemas motores para digitar ou usar o mouse

3. Tecnologia Assistiva escolhida: Teclado Virtual e Dosvox
4. Reflexão sobre a experiência:
a. Dúvidas, facilidades e dificuldades no manuseio da tecnologia por parte do aluno
O aluno não teve dificuldades em usar apenas o mouse para escrever, usando recursos como Caps Lock, Espaço, Enter com facilidade. Utilizou o recurso Banco de Palavras, formou duas frases.
No uso do Dosvox>Edivox, o aluno usou o teclado comum do computador, mas com dificuldade em encontrar as letras. Digitou livremente letras e a cada uma digitada, escutava o som, já que troca algumas; depois digitou uma frase e ouviu o que escreveu.



b. Análise da produção do aluno: (qualidade do trabalho; estratégias, raciocínios, conceitos envolvidos...)
O aluno mostrou-se bem interessado em trabalhar no computador. Gostou de usar o Teclado Virtual, considerando-o mais fácil que o teclado comum. Considerou muito bom o recurso de escolher algumas letras e a palavra aparecer no quadro à direita e não ser necessário digitá-la por completo, incentivando-o a digitar e ler, buscando alternativas.



c. Conclusões:
Considero a atividade válida, embora não tenha sido realizada com um aluno com necessidades educativas especiais, e sim com um menino que apresenta dificuldades de aprendizagem. No caso específico, inclui o uso do DOSVOX por observar , na hora do aluno criar uma frase e escrevê-la, que ficava na dúvida sobre qual letra a ser usada; então resolvi usar o Edivox para escrita e audição das letras e frases.
Embora algumas TA tenham sido planejadas e criadas para atender determinado problema, penso que podemos ampliar o seu uso com qualquer aluno, sabendo as possibilidades que oferecem.

0 comentários: