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quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Planejando com Recursos da Internet

1. Dados de Identificação:

Atividade do site: Jogo do Alfabeto

Período de desenvolvimento da atividade: 1 hora e 30 min
2. Características sensório-cognitivas exigidas para a realização da atividade:
    Percepção visual, leitura, reconhecimento de letras, noção espacial

3. Habilidade a ser desenvolvida:
     percepção visual, atenção, concentração, habilidade  motora, discriminação visual,
     noção espacial (rotação, esquerda/direita, em cima/embaixo)

4. Objetivos:
- Identificar as letras “disfarçadas” que aparecem na tela;
- Identificar a grafia correta da letra

5. Conteúdo: identificação de letras (alfabeto), grafia correta da letra

6. Desenvolvimento da atividade: no início, deixei o aluno explorar livremente o sites do 
 Iguinho, que contêm vários jogos, animações, diversões,etc. Depois, como eu já havia selecionado um site educativo ( Jogos Educativos), fomos para a atividade planejada. Na 1ª tarefa envolvendo aluno, onde foi usado Teclado Livre e DOSVOX- Edivox, percebi a dificuldade do aluno em identificar e utilizar as letras ( grafia/ fonema). Portanto, para esta atividade, escolhi o Jogo do Alfabeto onde há um terreno em que aparecem e somem “letras disfarçadas”, que o aluno deverá identificar e capturar; passando então  para uma outra tela onde está o desenho e do lado a letra toda despedaçada. O aluno deverá clicar e formar a grafia correta.
7. Recursos de apoio (por exemplo, tecnologia assistiva): somente o computador ligado a Internet
8. Estratégias de acompanhamento da atividade: à medida que o aluno explorou o jogo, foram feitas perguntas e intervenções.
9. Observações:
A atividade foi muito interessante (para ambos: aluno e professora), pois não conhecia o site escolhido. Procurei uma atividade que atendesse alguma dificuldade já mostrada pelo aluno. Ele é uma criança curiosa, mas não é muito persistente na realização das atividades (jogos que encontrou dificuldade em seguida queria desistir). O reconhecimento das letras foi rápido, mas a montagem para sua grafia correta não, tendo dificuldades com noções de espaço.
A seguir, alguns registros da atividade:



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